domingo, 29 de julho de 2007

Miopia Amorosa.



Uma vez um amigo me disse o seguinte: “mantenha a distância de mulheres que usem muito a as palavras ‘eu’, ‘meu’, ‘minha’.
Prefira as que falam ‘nós’, ‘nosso’, ‘nossa’ ”.
Por muitas vezes não segui o conselho do meu amigo.
E nessas vezes todas me dei mal.
Topei com mulheres egocêntricas, egoístas, para as quais pouca coisa, se é que alguma, importava além delas mesmas.
Acredito que a advertência se aplicaria perfeitamente também para as mulheres.
Fujam dos homens que despejam pela boca “eu’, ‘meu’, ‘minha’ ”. Esse tema me veio à tona depois de rever um filme ‘Um Homem de Família’ com Nicolas Cage e Tea Leoni, principalmente quando ele fala o seguinte: “Eu escolho nós dois”. Putz! Que filme, fica a sugestão, mas voltando ao assunto.
A boa relação amorosa só é boa por que os dois pensam menos em seus interesses pessoais e mais no interesse de ambos.
Não estou aqui dizendo que se deve abdicar de suas vontades.
Quando você faz isso começa a morrer, perde a sua personalidade.
O que estou propondo é que se leve em consideração às vontades dos dois.
Você tem que doar algo no amor. E a mulher tem que doar algo a você.
O grande amor, amor verdadeiro, é essencialmente solidário e altruísta.
Imagine o conflito.
Ela quer dançar. Você quer ficar em casa vendo o teipe do jogo do Corinthians.
É uma situação absolutamente normal, Banal.
Ela se complica quando nem você consegue enxergar o desejo dela, nem ela o seu.
Os dois são, nesse caso, amorosamente míopes.
E não há nada, nem uma abrasadora química que leva a um sexo extasiante, que resista à miopia amorosa.
O míope amoroso só vê a si próprio. E depois, quando as coisas não dão certo, atribui toda a responsabilidade à outra parte.
Permissão para uma digressão? Obrigado!
O míope amoroso (homens e mulheres estão incluídos nessa categoria, evidentemente) jamais limita a sua miopia ao campo do amor.
Estende a todas as atividades.
No trabalho, o chefe é sempre um tirano injusto.
E o colega, na visão parcial e distorcida dele, está sempre pronto a puxar o seu tapete.
Quando um projeto fracassa, a culpa é jamais é do míope.
O míope amoroso é o míope profissional também.
O mundo o persegue é cruel.
Reconhecer uma mulher que só pensa nela mesma é fácil.
Ela pode ser esperta o bastante para não abusar do uso do ‘eu’, ‘meu’, ‘minha’.
Mas numa conversa, quando você estiver falando de suas coisas, os olhos dela rapidamente voarão para um ponto bem distante.
Ela não prestará atenção senão no que diz respeito a ela mesma.
A mulher de vista plena, em oposição ao míope, olhará fixamente nos olhos.
Ouvirá com devoção cada palavra que você disser, mesmo que não concorde com nada.
E depois será capaz de reproduzir suas vírgulas.
Os relacionamentos são sempre difíceis, sabemos todos nós.
Mas são simplesmente impossíveis quando a seu lado está uma míope amorosa.
Aí, por mais esforço que você dedique ao namoro, por mais empenho que tenha para que as coisas funcionem, se tratará de mais um triunfo da esperança sobre a experiência.
Tadeu Silva. (Copyright2007 Todos os direitos reservados)

Nenhum comentário: