sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Síndrome de Peter Pan

Acredito que todos conhecem a história de Peter Pan, um garoto que não queria crescer, que vive no mundo da fantasia conhecido como Terra do Nunca (onde a infância nunca passa) em companhia de um grupo de garotos conhecidos como Garotos Perdidos.
Pensando nisso, será que é tão estranho constatar que muitos homens queiram viver na Terra do Nunca?
Imagine uma vida cheia de aventuras e diversões, sem ninguém para lhe dar ordens e mandar em sua vida. Mantendo-se sempre numa eterna juventude, evitando assim as responsabilidades da vida adulta. 
Agem e se vestem como adolescentes, dedicam horas consideráveis à academia, adiam eternamente as responsabilidades, ainda morrem de medo do casamento, já terminaram vários namoros por saber que a mulher queria casar e ter filhos, vivem na balada, cada semana uma menina nova, dificilmente se fixam a alguém. Se for o caso, escolhem uma mulher para deixar em casa e continuar vivendo as suas aventuras sempre que possível. Casa por pressão, porque a turma acabou, ou porque a idade realmente chegou, ou porque todo mundo casou, ou porque os pais querem netos, mas o  instinto Peter Pan vai junto dentro do bolo.
Soa familiar?
Por que será que cada vez mais eles receiam os comprometimentos e/ou se recusam a agir conforme a sua idade?
Mesmo que encontre Wendy, será que por amor a ela, eles irão querer viver no mundo real, assumir compromissos e dividir responsabilidades?
Se esses homens são os “Peter Pans" por excelência, são as "Wendys" da vida que sofrem com isso – afinal, são elas que vão lidar com um parceiro infantilizado, que não está nem aí para o próprio comportamento. Mas, em geral, basta um rostinho bonito, um sorriso doce e uma dose de charme para Wendy cair na lábia de Peter Pan e voar com ele para a Terra do Nunca. 
Tudo vai bem, até ele resolver brincar de Capitão Gancho.
A armadilha se torna mais perigosa, se essa Wendy é, na verdade, uma Cinderela.
É que, entre as mulheres, a tendência é o desenvolvimento do Complexo de Cinderela, a mulher cresce acreditando na ilusão de que irá encontrar um príncipe encantado: o homem perfeito. 
Imagine a confusão se ela decide que esse parceiro irresistível é o Peter.
Será que toda vez que aparecer um problema eles irão voando para Terra do Nunca deixando a Wendy/Cinderela a espera na janela?
Uma vida agitada, mas solitária nessa Terra do Nunca será melhor do que assumir o risco de crescer e ser feliz com Wendy na vida real?
Tadeu Silva (Copyright 2011 Todos os direitos reservados)

Nenhum comentário: