sábado, 27 de fevereiro de 2010

O essencial está depois do "mas"....


Bom... esqueça os elogios que costumam vir antes da palavra “mas”: eles são pura figuração. A verdade nua e crua ou o essencial da questão está sempre após o “mas” (porém, todavia, contudo, no entanto, entretanto). Tudo o que o seu agora ex-namorado quis dizer foi:- Então... você é uma mulher maravilhosa, é linda, eu te admiro muito, mas eu acho melhor a gente parar por aqui. Eu vou sempre guardar com o maior carinho os momentos que a gente passou junto, nunca vou te esquecer, mas acabou. Eu queria que tudo fosse diferente, se eu tivesse o poder de mandar no meu coração pode ter certeza de que eu ficaria com você, mas eu não te amo mais. Eu quero continuar a ser seu amigo, claro, mas acho que agora o melhor é a gente ficar um tempo sem se ver.Seu namorado senta no sofá com os ombros encolhidos, as costas curvadas e uma inédita dificuldade para te encarar. De cabeça baixa, ele esfrega as mãos. Você estranha, sente um arrepio, tem a intuição de que uma tempestade de granizo vai te pegar desprevenida. Meia hora depois, boquiaberta, você ouve o seguinte discurso:

- Acho melhor a gente parar por aqui. Acabou. Eu não te amo mais. Agora o melhor é a gente ficar um tempo sem se ver.
Se, ao levar um fora, você ouvir uma ladainha semelhante, nada de se apegar ao que ele disse antes do “mas”, porque o essencial não está lá. Tenho amigas lindas, mulheres inteligentes, independentes e que perderem anos e anos com esperanças românticas inúteis.
Ele disse que te admirava? Ele disse que te achava linda? Ele disse que tinha sido feliz com você? Esqueça isso! Para manter os pés fincados na realidade, se lembre do que ele disse depois do “mas”: o resto é miolo de pão para ajudar o espinho a descer pela garganta.
Deus me livre defender a falta de tato e compaixão, não acho que o mundo seria melhor se as pessoas fossem direto ao assunto (sobretudo se o assunto for doloroso) sem um mínimo de cortesia e suavidade. Por favor, continuem empurrando espinhos goela abaixo com fartas bolas de miolo de pão. Eu apenas suponho que haveria menos enganos se a gente se lembrasse de que o essencial está depois do “mas”, não antes dele.

Tadeu Silva. (Copyright2010 Todos os direitos reservados)

Nenhum comentário: