sábado, 8 de outubro de 2011

Aceitação...

Há momentos na vida, onde tudo parece estar perfeito, maravilhoso, melhor que o sonhado. 
 Muitos desses momentos têm continuidade e nos permitem experimentar esta sensação de alegria profunda e realização, outros não. 
 Alguns desses momentos são subitamente interrompidos por causas inesperadas, fatos inusitados e circunstâncias inimagináveis. 
Há circunstâncias na vida onde não possuímos controle ou possibilidade de interferência ao ponto de mudar os resultados: resta-nos não como consolo, mas como atitude inteligente e digna o exercício da aceitação.
Dentro das principais opções que temos para enfrentar o sofrimento estão: o desespero, a raiva, a indiferença, a mágoa, a ira, a revolta, a depressão, a alienação e a aceitação. 
A única que não agrava nossos problemas e possui efeitos benéficos é a aceitação. 
O exercício da aceitação é tanto mais fácil e possível quanto maior for o nosso grau de consciência, maturidade e espiritualização. 
Aceitar é ser verdadeiramente humilde diante dos fatos inevitáveis e das circunstâncias imutáveis. A humildade nos faz reconhecer o limite das nossas possibilidades diante do universo ao nosso redor. Aceitação não é comodismo ou fuga, o ato da aceitação equivale a envolver com amor profundo os fatos que não podemos alterar e encará-los como circunstâncias a serem vivenciadas e vencidas para o fortalecimento do nosso ser. 
Diante dessas situações, seja forte. A verdadeira força reside nas capacidades de aceitação e de recomeçar. 
Compreender as coisas, nem sempre diminui a dor e o sofrimento, mas nos permite optar por enfrentar a dor e o sofrimento com inteligência, dignidade e resignação. 
Seja qual for a dor que te aflige, opte por enfrentar o sofrimento pela via da aceitação: a dignidade desse caminho lhe fornecerá as forças para renascer e recomeçar e assim como a mitológica ave Fênix, você renascerá das próprias cinzas (do sofrimento que vem lhe consumindo). 
Viver é renascer e recomeçar a cada dia, como repetia com profundo amor Chico Xavier: 
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim". 
Por mais difícil que seja este momento, ele não é o fim. 
 Acredite, pode até parecer, mas não é o fim. 
Pratique a humildade, aceite a realidade e recomece, recomece sempre... 
Quanto mais cedo você exercitar a aceitação, mais cedo começará a ser feliz... 
Seja forte!
Tadeu Silva (Copyright 2011 Todos os direitos reservados)

Nenhum comentário: