sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Adeus Ano Velho!!! Feliz Ano Novo....

Entre cabeçadas e acertos, impulsos e coisas muito bem planejadas eu chego ao final do ano de 2010.
Na realidade, 2010 para dar um breve resumo, foi um ano que me dediquei muito profissionalmente, melhor dizendo, foi o ano que mais me preocupei com a minha vida e que tracei metas curtas para que mudasse para melhor esse cenário.
E o legal que consegui atingir tais metas.
Consegui, mas não do jeito que pensei em conseguir.
Tal conquista me proporcionou tirar uma grande sabedoria.
As vitórias não são conquistadas por pura sorte ou por herança.
Não adianta a pessoa ter todo mundo se nada que ela conseguiu foi adquirido por suas próprias mãos.
Por que para cair basta apenas um segundo, mas para se levantar, ergue – se e se tornar firme em pé, leva um bom tempo.
Sei que muita gente já sabe disso, que já sentiu isso, então eu sei que estou chovendo no molhado escrevendo tal "sabedoria".
Esse ano tracei uma meta de escrever no mínimo quatro textos por mês, escrevi sobre as mudanças, como também forma filosófica (meio viagem na maionese rs...) sobre as escolhas, mas muitas outras coisas queria ter escrito, pena não ter colocado todos os tantos momentos de reflexão para expressar meus sentimentos em palavras.
Por que transformar um sentimento em palavras é algo tão complexo, que quando escrevemos nossos sentimentos muitas vezes temos que rever o que escrevemos, pois sempre vai falta um pouquinho de alguma coisa, talvez falte uma lágrima, um sorriso, por que mesmo que crie palavras para expressar sentimentos, mesmo assim vai ser difícil escrever.
Esse ano eu queria ter dedicado a muitas coisas, como ter escrito sobre as várias pessoas que me ensinaram muito e me apoiaram nas minhas decisões, minha família, amigos e pessoas que de alguma forma me deram lições que acredito que foram muito bem aprendidas.
Realmente foi um ano cheio de momentos inesquecíveis, citando como exemplo, a sensação de liberdade que tive ao viajar para São Paulo, Ribeirão Preto, Palmas e Brasília.

Comprar o carro que sonhei foi um exemplo de uma frase do Richard Bach:
"Nunca te é concedido um desejo sem que te seja concedida também a facilidade de torná-lo realidade. Entretanto, é possível que tenhas que lutar por ele".
É claro que a frase, não serve apenas para coisas materiais, mas em diversas situações da vida, e realmente isso sempre aconteceu.
Agradecer a maior proximidade com as minha sobrinhas.
Como se esquecer dos casamentos da sobrinha primogênita e de outros queridos amigos.
Outra alegria foi o aniversário e o batizado da minha afilhada, um anjo que Deus colocou na minha vida.
Em relação a balada, a
pesar de ter ficado muito tempo sem sair de casa, as noitadas desse ano foram impagáveis e ao lado de pessoas incríveis, shows perfeitos, muita música boa e de passeios mais "lights" também foram muito válidos, esse foi sim um ponto alto do ano e acho que do quesito “diversão” não tive mesmo do que reclamar, só tive a agradecer e 2011 promete com mais um show do U2.
Ótimas lições de tolerância também marcaram a parte boa desse ano, definição do meu círculo social, experiência de adaptação e auto conhecimento.
Mas foi um ano cheio de dificuldades. Talvez nada pior do que a área saúde na minha vida em 2010, devido a quantidade de trabalho e o dia possuir apenas 24 horas, meu currículo teve o acréscimo de uma alergia a dipirona, renite alérgica, miopia, stress etc...
Algumas decepções foram vividas nesse ano.
Uma delas eu procuro esquecer, pois foi a única forma de resolver o problema, mas que deixou uma marca profunda, isso deixou.
Desilusões aconteceram, já que estamos sujeitos a passar por isso. Mas ainda bem que já passou.
O importante que 2010 me ensinou:

Julgar menos e compreender mais – Saber ser tolerante – Arriscar mais – Cuidar mais de mim – Me livrar do que me faz mal – Perdoar mais – Me adaptar melhor – Ser mais ambicioso – Não me acomodar – Ignorar criticas destrutivas – Aceitar meus erros – Ser individualista quando se deve – Persuadir – Complicar menos – Viver a vida com mais leveza – Proteger muito bem quem eu amo – Sair de situações embaraçosas com maior facilidade – Desarmar pessoas mal intencionadas – Dar mais valor a pequenas grandes coisas – Ter muito orgulho de mim mesmo – Começar a ser auto-suficiente – Mais impessoal – Não ver fantasmas onde não existem – Não ter medo de nada e confiar mais em mim.
Analiso que o saldo de 2010:
Postivo no profissional: Trabalhei muito mesmo e graças a Deus o retorno foi bem recompensado, me valorizei muito como profissional, sei bem onde quero e vou chegar (mais do que nunca!) e como fazer isso com muita paciência e inteligência.
Neutro no afetivo: Que me conduziram a minha atual realidade amorosa. Acredito que em 2011 vai ser diferente, é claro! Sou a pessoa mais legal que eu conheço... Ah e modesta também rs...
Positivo no pessoal: Testei meus limites, venci meus medos e conheci muito mais sobre mim mesmo.
Para 2011 vou colocar apenas um objetivo o de estar sempre no caminho que Deus puser para mim.
Por que espero que 2011 para mim seja um ano apaixonante, por que quero um 2011 maravilhoso.
Que o Amor seja o principal fator de união entre as pessoas.
Que tudo que desejamos seja conquistado de forma consciente e sejamos vitoriosos por nossos próprios méritos
Que as mentiras e mágoas sejam apagadas e possamos aprender que perdoar não está necessariamente associado a um pedido de desculpas. Mas que o perdão está associado a nossa capacidade de amar o próximo como a nós mesmos.
Que tudo que fizermos nesse ano que se aproxima seja diretamente ou indiretamente em função a ajudar uns aos outros, não visando apenas benefícios ou glórias próprias.
Por que nenhuma de nossas boas ações é totalmente fruto de nossa boa vontade, mas é resultado do grande amor de Deus.
Agradeço a vocês que também fizeram meu 2010 acontecer...

Tadeu Silva. (Copyright2010 Todos os direitos reservados)

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Sorriso :)

"É próprio da mulher o sorriso que nada promete e permite tudo imaginar."
Carlos Drummond de Andrade

Há tantas pessoas especiais...
E é assim que tento pensar.
Por mais que tenhamos sentido algo muito forte por alguém, há sempre tanto mais para sentir por alguém que possa nos fazer sorrir com a alma.
Seria injustiça renegar o passado e nunca ninguém, que tenha sido realmente marcante, deixará de ser um aprendizado.
Posso falar de amores, posso falar das verdadeiras amizades, posso até falar das amizades nada verdadeiras, uma coisa é certa, pessoas que marcam jamais serão esquecidas.
Os amores, porque é com eles que vamos aprendendo a sentir. Porque é com eles que descobrimos o que somos capazes, de sentir, de fazer, de dizer.
Pomo-nos à prova a todo o minuto.
A luta constante entre a razão, o coração, e muitas vezes um terceiro elemento que poucas pessoas se lembram, o ego.
O segredo de fazer as escolhas certas está em excluir deste cocktail o último dos elementos. O ego só serve para trazer o medo, a desconfiança e sentimentos que só nos farão mal a nós e aos outros.
Há que ensinar o coração e a razão a andar de mãos dadas, é esse o segredo da criação da felicidade, só assim poderemos viver a 100% cada momento.
As verdadeiras amizades porque são elas que estão quando é preciso chorar, porque é com elas que partilhamos os sorrisos. São eles que estão nos momentos mais felizes, e se não estão, é a eles que contamos, porque sabemos que o nosso sorriso não viverá sozinho por muito tempo... os sorrisos multiplicam-se. E quando as lágrimas caem, são também os amigos que ouvem os porquês, que dão aquele abraço, aquele conforto. São eles os verdadeiros alquimistas, que transformam lágrimas em gargalhadas, é essa a verdadeira magia das pessoas.
O sorriso nos aproxima de Deus. Envolve as pessoas em um redemoinho de alegria, paz, sabedoria e muito amor.
As crianças sorriem a todo o momento. Talvez , por isso, amemos as crianças. Pois elas são livres em seus sorrisos.
Quando você ri, você muda. E com você, outras pessoas mudam.
Já que quando sorrimos, as outras pessoas retribuem a “gentileza” de sorrir também.
Sorrir é como brindar. Sorrir emociona e se permite emocionar.
Como dizia o poeta:
"O Sorriso é a mais bela maquiagem que uma mulher pode usar no seu rosto".
Ah! Como é bom você conhecer alguém que tenha um sorriso contagiante.
Não é a aparência em si, mas a expressão.
Sempre ser sincero.
E mesmo aquelas pessoas que nós achamos que nada nos dizem, com quem não nos identificamos, nem essas nos passam ao lado.
É também com elas que aprendemos, talvez até as lições mais difíceis.
Aprendemos quem somos, como somos capazes de agir em situações difíceis, aprendemos a reconhecer o erro e a corrigir-nos.
Aprendemos até como agir depois com os amigos, pois todos sabemos que pedir perdão, ou perdoar alguém, é uma tarefa difícil, mas mais ainda quando se trata de alguém que amamos.
Portanto, troque sua tristeza pela alegria do sorriso e celebre a vida, que é bela.
Todas as pessoas são importantes e precisamos delas para nos tornarmos seres humanos melhores.
Por tudo isto, um grande sorriso, aos amores, aos amigos e aos menos amigos.
E obrigado por existirem!

Tadeu Silva. (Copyright2010 Todos os direitos reservados)


sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Amizade com ex é necessária?

Quando o relacionamento amoroso começa, tudo são flores.
Mas no fim são eles, os espinhos que costumam aparecer.
Manter a amizade ou pelo menos um relacionamento amigável após o término tem sido uma tarefa difícil para muitos.
O mais difícil é que a relação termina, "mas o afeto não deixa de existir de uma hora para outra", mas "todo fim precisa ser aceito".
Os efeitos do fim de um relacionamento, positivos ou negativos, dependem de alguns fatores, por exemplo, a forma como se lida com perdas, em que circustâncias este relacionamento terminou e principalmente se a pessoa em questão manteve outros relacionamentos ativos (social, familiar e profissional).
Não existe uma fórmula mágica!
A relação pode terminar, mas o afeto não deixa de existir de uma hora para outra, por isso algumas pessoas se sentem magoadas e ficam muito sensíveis quando uma relação afetiva finda.
Porém, pode chegar a hora que a pessoa começa uma nova vida a dois e pode rolar um ciúme pela proximidade com ex, onde têm duas importantes questões a serem analisadas.
A primeira: Como é esta amizade com ex? Ela é realmente necessária?
A segunda: Ciúme é sinal de insegurança e dependendo da intensidade necessita de tratamento. 

A autoconfiança é desenvolvida pela própria pessoa e ninguém pode ser responsável por isto.
Passado, todos nós temos!
Mas quando o assunto é relacionamento, não existe certo ou errado, mesmo porque existem muitos aspectos envolvidos e somente os protagonistas deste drama (alguns casos, comédia rs..) sabem o que de fato aconteceu.

Muita gente diz "Se terminou é porque não deu certo" e outros dizem que "deu certo até terminar". Antes eu defendia essa teoria.
As pessoas, de um modo geral, se preocupam muito mais com a vida dos outros, mas não se preocupam em compreender a vida em sua complexidade.
Pensando nas relações saudáveis, cujos vínculos são mantidos por conta da vivência do amor, creio que as relações terminam por conta das expectativas não correspondidas.
Muitas pessoas só dão valor depois que perdem, entenda que relação pressupõe troca e para que esta troca aconteça é preciso desenvolver a intimidade, cuja base é o conhecimento de si mesmo e do outro.

Tadeu Silva. (Copyright2010 Todos os direitos reservados)

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Ando tão feliz... (parte 3)

Há três anos escrevi esse texto e como o tempo passa "rapidamente" rs... Tantas coisas aconteceram, algumas boas e outras nem tanto, mas como tudo na vida merece uma reflexão para um novo aprendizado, parei para pensar sobre pessoas que julgava importantes simplesmente desapareceram, outras surgiram e assim que funciona o ciclo da vida, mas tenho a certeza que posso contar sempre com os verdadeiros amigos e a família.
Espero que algo que foi escrito aqui no blog tenha ajudado alguém de alguma forma...


Já dizia o poeta, em conversa com um passarinho que chegava a sua janela:
- Se vieste aqui a procura de um verso, ide embora, não sou mais poeta, ando tão feliz!!!
Muitas vezes escrevi aqui neste espaço, tão meu que não divulguei-o com afinco para ninguém. As palavras surgiam fáceis em minha mente, a inspiração brotava como gotas de suor.
Um suor denso, carregado, triste.
Um suor que me era praticamente roubado da pele.
Eu simplesmente deixava ele ser expelido.
Colocava para fora tudo o que estava me fazendo mal de alguma forma naquele momento.
As vezes ficava um texto bom, alguns confusos demais, outros ainda, ficavam meio que ridículos, mas eu os colocava aqui, porque era algo de momento, algo que fazia sentido, ao menos para mim.
A inspiração sumiu, tão logo os meus problemas clarearam.
Eu impus luz as minhas manhãs.
Abri as cortinas, mesmo sabendo que o sol faria arder os meus olhos, mesmo sabendo que o calor me seria incômodo.
Deixei a luz entrar no meu pequeno mundo escuro pois não agüentava mais viver na escuridão, acho que todos devemos nos dar uma chance de vez em quando.
Por enquanto, estou vivendo o lado bom desta claridade adquirida.
A felicidade não me deixa mais escrever textos tão melodiosos e sombrios.
Que posso fazer?
Ando tão feliz!!!


Tadeu Silva. (Copyright2010 Todos os direitos reservados)