sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Solidão não é doença, é escolha.


Depois de muito tempo cheguei a esta triste conclusão, sim triste, pois não podia mais atribuir a ninguém a culpa por me sentir solitário, afinal, as pessoas estavam ali, como sempre estiveram, eu é que havia me mudado de lugar, havia me recolhido inesperadamente da vida, no meu casúlo e sem morrer.
Isto acontece às vezes, pelo menos comigo, me sentir completamente só em meio a uma multidão.
É bom?
É ruim?
Não sei, já foi muito bom, quando o momento havia sido determinado por mim para ser um momento de introspecção.
Mas já foi ruim, e muito, naqueles momentos que busquei a todos e nenhum deles me fazia sentir presença alguma.
Nestes momentos eu parei, e pensei...
Porque a solidão é necessária?
E ela é, pode acreditar, é o único e mágico momento que você é sincero de verdade, pois não existe platéia a te julgar.
Nestes momentos podemos fazer aquela dolorosa reavaliação da vida...
E descobrir que somos humanos, falhos e pequenos...
Mas esta verdade é só nossa, nestes infinitos momentos de solidão, que são tão íntimos.
Quantas contas, em débito já não me cobrei.
Quantas mentiras já não me censurei.
Quantas oportunidades perdidas já não chorei.
A vida é um grande jogo, sem vencedores e sem vencidos.
Ganhamos umas e perdemos outras.
O resultado independe do placar, ganha quem aprendeu, perde quem acredita que ganhou.
E assim continuamos nesta estrada comprida, que esperamos nos leve a plenitude, ou seja, a somatória de todas as nossas experiências já vividas.
Quanto mais o tempo passa, mais nos afastamos das pessoas, mais nos damos conta de que a verdade não esta neles, e sim em nós mesmos.
A solidão pode parecer alguma coisa assim que dói, mas na verdade a solidão é algo que cura.
Cura-nos do egoísmo, da prepotência, da angústia.
Pois é nela que reencontramos a criança que já viveu em nós.
Encontramos a adolescente vivaz que dominava o mundo.
Encontramos a mulher que se fez mãe.
E por fim depois de tanta luta e desprendimento, encontramos o que realmente somos.
Pode não restar muito tempo para que os antigos amigos nos vejam como realmente somos, mas isso não importa.
O importante é que possamos tomar posse desta maravilhosa presença de nós mesmos, que possamos ser necessários.
Que todas as nossas lutas sejam reconhecidas.
Que nossa coroa de louros não passe de um simples passar de mãos em nossas cabeças.
Que nossas vitórias sejam gritadas apenas em nossos ouvidos como um sussurro de agradecimento.
Agradecimento ao tempo que nos sentimos solitários e procuramos ser pessoas melhores, não para "alguém" em especial e sim para nós mesmos.


Ps. "Solidão não é o mesmo que estar desacompanhado. Muitas pessoas passam por momentos onde se encontram sozinhas, seja por força das circunstâncias ou por escolha própria. Estar sozinho pode ser uma experiência positiva, prazerosa e trazer alívio emocional, desde que esteja sob controle do indivíduo.
Solitude é o estado de se estar sozinho e afastado das outras pessoas, e geralmente implica numa escolha consciente, não significando, propriamente, estado de solidão.
Pode representar o isolamento e a reclusão, voluntários ou impostos, porém não diretamente associados a sofrimento.
Pode-se lembrar, como estado de solitude, do período em que Jesus se isolou para reflexão."

Tadeu Silva. (Copyright2009 Todos os direitos reservados)

Nenhum comentário: